Harmonização

harmonização

Harmonização

Vinho Tinto harmoniza com carne, e vinho branco, com peixes: Este é um dos mitos sobre vinho que pode ser considerado parcialmente verdade.

Em geral, seguir essa regra garante mais segurança para quem não está acostumado a harmonizar bebidas, mas as pessoas perdem deliciosas combinações inesperadas.

Todo esse conhecimento é baseado nos taninos, que estão presentes no tinto e que, quando combinados com peixe, deixam um sabor metálico na boca.

Porém, peixes também podem ser acompanhados de tintos de uvas leves, como os Pinot Noir, que têm uma quantidade menor de taninos.

A combinação entre acidez, corpo e tanino influencia diretamente na percepção de sabor do alimento no ato da harmonização.

No caso das massas, é preciso ter atenção, principalmente, ao tipo de molho escolhido. Se o prato for servido com algum acompanhamento, ele também deve ser levado em consideração.

Em todo caso, não tenha medo de experimentar diferentes combinações para saber o que agrada mais ao seu paladar.

Harmonização

A harmonização depende mais do que é gostoso para você do que de qualquer regra estática, gravada em um livro.

Pratos com sabores intensos e aromáticos vão muito bem com vinhos igualmente marcantes.

Já os pratos mais leves devem ser acompanhados por vinhos delicados e refrescantes.

Em situações em que o vinho acompanha uma carne com molho, é importante fazer a harmonização a partir do molho que será usado — afinal, é ele quem vai protagonizar o prato e deve encontrar na carne e no vinho os acompanhantes ideais.

Para harmonizar azeites e vinhos é a mesma que serve para todos os tipos de harmonização: nenhum dos sabores, sozinho, pode se sobrepor ao sabor que possuem quando combinados.

Ou seja, eles devem ser comuns e semelhantes e, quando consumidos em conjunto, precisam se complementar.

Outra dica importante é que azeite e vinho possuem uma relação indireta de harmonização.

O azeite deve harmonizar com o prato, que deve harmonizar com o vinho

Mais uma dica: é preciso tomar muito cuidado com pratos picantes, já que os vinhos podem acentuar o desconforto e a queimação causada por esse tipo de tempero, devido ao teor alcoólico.

No Comments

Post A Comment