12 maio Vinho do Porto
O Vinho do Porto e a região do Douro
A região do Douro é considerada a mais famosa de Portugal. Dona de belas paisagens banhadas pelo rio de mesmo nome, a região é considerada um patrimônio da humanidade pela Unesco. A cultura dos vinhos é feita na região há mais de 2 milênios e é de lá que saiu o famoso Vinho do Porto. Apesar de não ser a única produtora, a região do Alto Douro é responsável por 47% da produção deste vinho no país.
As cidades de Régua e Pinhão são conhecidas como os dois pólos principais de produção do Vinho do Porto.
Diferente dos demais vinhos, esta variação é feita a partir de uma fermentação incompleta do mosto de uvas. O resultado é um líquido mais doce, viscoso e alcoólico.
O vinho do Porto se distingue de outros produtos por fermentar parcialmente os açúcares das uvas, preservando um gosto mais adocicado e, por incrível que pareça, mais alcoólico, até porque, embora as leveduras não tenham consumido todo o açúcar natural das uvas, elas são inativadas pela adição de álcool vínico.
Esse processo é chamado de fortificação, resultando em exemplares muito elegantes e que podem ser servidos em diversas ocasiões especiais, por isso, não pode faltar em sua adega.
Existem três variações mais comuns de Vinho do Porto, que são Tawny, Rubi e Porto Branco, mas existem outros mais primorosos como os Reservas, Vintage e os Late Bottled Vintage.
Os Vinhos do Porto que harmonizam bem com sobremesas a base de chocolate, frutas vermelhas e queijos salgados.
Os alimentos podem ser sugeridos em forma de petiscos ou combinados em um prato principal.
O ideal é que a preparação esteja equilibrada, sem excesso de sal, acidez, açúcar ou amargor.
O equilíbrio dos condimentos é fundamental para que a harmonização com vinho do Porto seja ainda melhor.
No Comments