19 maio Conservação e Armazenamento dos Vinhos
Primeiramente a forma de guardar as suas bebidas (vinho tinto) em casa tem sim influência no seu conteúdo, podendo modificar, ao longo do tempo, seu aroma, sabor e até a sua aparência.
Portanto, é verdade que os vinhos merecem ser preservados em ambientes controlados.
O ideal é manter as garrafas em um local com luminosidade reduzida, longe do alcance direto do Sol ou mesmo de lâmpadas muito fortes.
O calor também pode prejudicar o sabor e o aroma, por isso é melhor manter a adega em um canto mais fresco.
A temperatura perfeita para essa bebida é por volta dos 13ºC, mas, se não for possível garantir esta regulação precisa, reserve o local mais frio da casa para seu estoque.
A garrafa deve ser guardada deitada?
Esse é um tema que ainda gera muita controvérsia.
Muitos especialistas dos dias de hoje divergem sobre essa afirmação e há aqueles que defendem que, na realidade, manter a garrafa em pé ou deitada não faz diferença.
Esse mito vem da crença que a rolha precisa ser mantida úmida dentro da garrafa, para que se preserve intacta por mais tempo.
Dessa forma, ela continuaria impedindo a entrada de ar e garantindo a qualidade da bebida.
Contudo, estudos recentes apontam que o efeito desse artifício é, na verdade, insignificante.
Vinho Tinto
Pesquisas atuais mostram que, no intervalo de alguns anos, a entrada de ar é a mesma em garrafas guardadas na posição vertical ou na horizontal.
Segundo alguns especialistas, o impacto poderia ser percebido no caso de garrafas que fossem preservadas durante muitos anos.
No entanto, em ambientes domésticos, isso raramente acontece.
Portanto, a escolha é sua: você pode deixar suas garrafas em pé ou deitadas, como preferir, sem se preocupar com o seu conteúdo.
E, é fundamental que o espaço seja fisicamente estável.
Ou seja, que ele não passe por trepidações.
Esse cuidado garante que as transformações químicas mantenham-se dentro do esperado, sem que variações físicas atrapalhem o seu andamento
No Comments