Espumantes

Espumantes

Desde já os Espumantes portugueses do Douro Superior possuem um estilo frutado e fresco, de estrutura média, com uma acidez vibrante.

Ainda mais muito elegante e a qualidade e facilidade de harmonização com diversos pratos leves da gastronomia.

Muitos viticultores e produtores descobriram que as vinhas situadas a maiores altitudes e com climas mais frios, onde é mais fácil manter a acidez, proporcionavam uvas primorosas.

Igualmente completando uma maturação correta.

Por outro lado, vinho com um estilo frutado e fresco, de estrutura média, tem um toque floral, muito elegante e gastronômico, com carácter freixenista do Douro Superior.

Do mesmo modo, espumantes são brancos ou rosés que passam por duas fermentações.

Existe no mercado uma grande variedade de rótulos, elaborados com uvas variadas e de diferentes formas, rendendo produtos de níveis diversos.

Espumantes

Juntamente com, o Espumante é a bebida das celebrações, tanto mais é a bebida dos casamentos, sendo capaz de traduzir em uma taça toda a magia daquele momento.

Dependendo da qualidade da bebida, ela é capaz de fazer quem bebe repetir a célebre frase de Dom Pérignon: “estou provando as estrelas!”

Por ser uma bebida leve, ácida e agradável, o espumante é uma excelente pedida para começar a refeição e abrir o apetite.

Da mesma forma, entradinhas à base de camarão ou de frutos do mar, em geral, pedem um espumante brut.

Assim também, se o prato servido for mais salgado, como ostras ou anchovas, pode-se apostar em um extra brut.

Igualmente, um carpaccio pede um rosé enquanto entradas à base de frutas vão bem com espumantes secos.

Frutos do mar, como lagosta, camarão e salmão, harmonizam muito bem com espumantes mais ácidos, assim como saladas de frango e frango assado.

Lembre-se também de que os espumantes são ricos no sabor umami, o que faz com que acompanhem muito bem pratos com parmesão, carpaccio bovino, tomates e molho shoyu.

Espumantes harmonizam maravilhosamente com sobremesas à base de baunilha ou com canela, como as rabanadas.

No Comments

Post A Comment